2023-03-03 – Reportagem da 29ª Concentração Lobos da Neve 2023

29ª Concentração Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve

3 a 5 de Março – Tortosendo

Esta é daquelas reportagens difíceis de fazer por vários motivos. O principal é que é extremamente complicado encontrar adjectivos que não tenha usado já nos anos anteriores em que tive a honra de viver esta festa motociclista dos Lobos da Neve.

Já várias vezes dei por mim a pensar o que este fim de semana tem de tão especial. Não sei se é por ser uma das primeiras concentrações da época, se é pelo clima ou pelo espaço em si, se pelas amizades que ali se reencontram, se é pela maneira que esta Equipa/Família nos trata. O que é certo é que chega a domingo e custa a fazer a viagem de regresso para casa.

Este ano as expectativas da organização eram grandes e foram completamente excedidas! Um milhar de motociclistas e mais de centena e meia de Motoclubes e Grupos representantes de norte a sul de Portugal, Espanha, Suíça, França entre outros.

Este ano também houve alterações na configuração do espaço. Quando cheguei na sexta feira, confesso que fiquei na dúvida se esta alteração iria ser benéfica, mas, na noite desse mesmo dia mudei de ideias. O espaço ficou ainda mais acolhedor e os presentes andaram menos “espalhados”. Não fora o característico frio e quase que nos sentíamos em casa com a lareira acesa a aquecer o corpo e a essência do Lobo a aquecer a alma. A tenda gigantesca dos espetáculos ao centro, de um lado a feira e do outro o palco secundário, a acolhedora tenda das refeições, algumas barraquinhas de comes e bebes e o espaço do bike show – no sábado – e que também serviu para duas fantásticas exibições da equipa da Trialmotor – na sexta – com o seu trial de mota e de bicicleta. Resumindo, a mudança foi uma aposta ganha.

O que não alterou foi o espaço do acampamento. Todas as condições sanitárias e onde não faltaram vários bidons com lenha para aquecer a noite fria.

A casa esteve cheia apesar do frio que marcou este fim de semana. Melhor dizendo, tínhamos um contraste entre o frio da noite e o calor durante o dia. No domingo, até chuva veio e com ela, neve – infelizmente apenas – na Serra da Estrela.

Do filme do fim de semana, na sexta, o sempre aguardado momento do acender da mega fogueira, os dois shows de trial e na tenda principal, um grande concerto dos Funk Off e com o convidado David Antunes que, por sua vez, trouxe o fadista humorista Alcobacense, Emanuel Moura. Um grande e divertido concerto. A finalizar a noite, os shows de strip e o DJ Viziny.

No sábado, a volta matinal pela serra e depois do almoço o primeiro de dois shows de Freestyle com o veterano Paulo Martinho. Eu temia que os presentes não se deslocassem até á zona industrial a 2 quilómetros do recinto, mas, voltei a enganar-me. Tanto á tarde como no segundo show á noite, muita gente aderiu e o Paulo não fez por menos na dose de adrenalina! Ainda na tarde, um concerto dos “vizinhos” H2O. Tocaram que se fartaram e animaram um bom bocado os presentes. Enquanto isso íamos admirando as motas participantes no bike show. A quantidade não foi muita, mas a qualidade foi grande.

Tivemos ainda o lanche e, por falar em comida, foi mais um ano em que a comida esteve em altas. Logisticamente, sei que não é fácil ter comida em quantidade e qualidade para cerca de 1000 pessoas, mas, nada falhou e a Equipa da cozinha merece mais uma vez os nossos sinceros parabéns!

Depois do jantar tivemos o tradicional passeio das tochas e o segundo show com o Paulo Martinho. Em palco, esteve este vosso escriba e – permitam-me este desabafo – foi uma honra poder estar mais uma vez aqueles momentos a “puxar” pelos presentes! Momentos como estes enchem-me a Alma, acreditem.

Seguiu-se a entrega dos prémios do bike show e um grande e revivalista concerto dos UHF que trouxeram temas com os quais muitos dos presentes – incluindo eu – cresceram. Ah e já me esquecia, tivemos “neve” dentro da tenda dos concertos. Vejam as fotos para perceberem.

No fim da noite, mais alguns quentes shows de strip tease e o “pequeno” grande DJ DAS! Para quem não sabe, trata-se do David, filho do presidente Rui Santos. Grande fecho de noite, digo eu e dizem os que ali estiveram até ao fim.

No domingo e com chuva, os que ficaram assistiram á singela cerimónia de bênção e homenagem ao padre Zé Fernando. Tivemos também a entrega de lembranças, os agradecimentos e vimos a felicidade do vencedor do sorteio da mini Honda.

Mais uma vez, esta Família está de parabéns pelo esforço bem sucedido de mais uma festa dos Lobos da Neve. Todos de ar cansado, mas com um sorriso no rosto e já a pensar – tal como nós – na 30ª Edição em 2024 que, desconfio, venha a ser uma festa ainda mais especial. Até porque os apoios da camara municipal e da junta de freguesia ficaram publicamente prometidos! Por mim, fico a contar os dias até ao primeiro fim de semana de Março!

Para terminar esta longa reportagem, quero deixar aqui os agradecimentos á Organização em particular ao Rui Santos, Patrícia, Orlanda, Paulo e Miguel (entre muitos outros!) pelo convite e confiança no meu trabalho de reportagem e animação e também ao João Duvigneau pelo segundo ano de hospitalidade. Agradecimentos á empresa de som pelas fantásticas condições técnicas para o meu trabalho.

Venha o primeiro fim de semana de Março de 2024 e que todos tenhamos saúde para regressar a este espaço e a esta festa!

Texto, fotos e vídeo

Raul Gomes

Motard FM 2023

Parcerias

Lusomotos

Publicidade

Partilhar

Facebook
Email
Imprimir

O nosso website utiliza cookies para melhorar a tua experiência