Para veres todas as FOTOS e VIDEOS, clica na imagem abaixo!
16º Encontro do Grupo Motard de Vilar de Mouros
16 a 18 de Agosto – Vilar de Mouros – Minho
Este foi o meu segundo ano nesta Festa Motociclista Minhota e, desta vez em palco também. Por falar nisso, não consegui conter um arrepio quando subi aquele palco carregado de história e memórias musicais dos anos 70. Para quem não sabe, este foi o primeiro recinto do Festival de música de Vilar de Mouros e por aqui passaram nomes incontornáveis do pop e do rock. Acreditem que me senti um artista!
Esta continua a ser uma viagem que dá gosto fazer sempre por estradas nacionais. Tirando a confusão que nesta altura acontece em Viana do Castelo devido à festa anual de Nossa Senhora da Agonia, a Nacional 13 até Caminha continua a ser um regalo de fazer. A cereja no topo da viagem, continua a ser a chegada a Caminha e ver que ali estamos na “testa” do mapa de Portugal e apenas temos o rio Minho a separar os dois países. Para os que não sabem, a imagem de fundo do site do Motard FM foi tirada precisamente nesse local. Sem menosprezar nenhum outro ponto de Portugal, esta é uma das minhas regiões preferidas. Um verde constante na paisagem maravilhosa, mar, rio, serra e a proximidade com a Espanha.
Devaneios à parte, vamos ao que interessa.
Mais uma vez foi fantástico confirmar que aquilo que vi no ano passado não foi único. Repetiu-se este ano e ainda foi melhor. Mais presenças de amigos – muitos ali pela primeira vez – mais divertimento, um ambiente familiar a recordar as Festas Motociclistas de há 20 anos atrás e no final ver que a Equipa de trabalho estava cansada mas muito satisfeita por ter dado tudo o que havia para dar aos amigos que estiveram presentes.
Destaque ainda para o presidente Joaquim “Sandeu” que nunca parou mas teve tempo para receber e conviver com os amigos sempre bem disposto.
O espaço continua a ser uma maravilha. Relva, tendas à sombra, tenda gigante para as refeições, o rio ali ao lado – se bem que com um pouco menos de caudal – e refeições caseiras feitas ali com aquele gostinho à antiga. Só por curiosidade e como ponto forte, a vitela na brasa foi maior que no ano passado e desapareceu por completo no jantar de sábado. Tivemos ainda porco no espeto e muitos quilos de sardinha para o lanche.
Únicos pontos menos positivos, algum pó e melgas que fizeram um autentico festim á nossa custa… Também alguns problemas com a energia eléctrica na noite de sexta mas mesmo assim, nem isso estragou minimamente a festa.
Festa que teve momentos de espectáculo a começar na sexta com os Doutor Assério e o seu punk rock que fez mexer os presentes. Depois seguiram-se os espanhóis Calle Del Ruido que trouxeram os seus enérgicos temas rock originais e algumas cover´s e que mais uma vez me deixaram impressionado e a perguntar-me a mim próprio como é que uma banda destas é tão pouco conhecida em Portugal.
No sábado, a minha obrigatória e tradicional voltinha matinal – bem acompanhado – por Vilar de Mouros, Vila Nova de Cerveira – um dos locais com uma vista fantástica para a região – e Espanha para poupar uns euros na gasolina.
De regresso, a tarde foi passada com muitos amigos na praia fluvial, a t-shirt molhada e momentos de relax até ao lanche. Depois do jantar, um dos pontos altos da festa; o desfile das Motorfonas. A mim, já me doía a barriga de tanto rir com estas “beldades”… só visto! Seguiram-se os Silver Grey e deixaram-me surpreendido com a actuação. O Filipe Cascata tornou-se um ainda maior “animal” de palco! Se a isto juntarmos 3 excelentes Músicos, temos uma banda que dá gosto ouvir! O público também reagiu muito bem e o concerto passou rápido demais. Pelo meio, a entrega de prémios e agradecimentos com a casa cheia – e o bar sempre a debitar “louras” – e mais uma grande actuação dos Pedra e Cal. Grande noite de concertos e a provar que não é preciso ter bandas “grandes” mas sim “grandes” bandas numa festa! Tivemos ainda vários shows de strip para elas e para eles.
No domingo, desta vez, não tivemos a loucura e as maluqueiras com os aspersores como no ano passado mas, tivemos petisco matinal, almoço e a entrega de lembranças a cerca de 50 Grupos representados.
Saldo final; Inscrições esgotadas, poucas – e admissíveis – falhas a apontar e acima de tudo, a satisfação de quem esteve e de quem fez com que todos se sentissem bem neste fim de semana fantástico em Vilar de Mouros!
Ah e nem as p#tas das melgas conseguiram estragar a festa…
Parabéns e que venha 2020!
Muito obrigado à Organização pelo convite que muito nos honrou e à equipa de som pelo apoio técnico. Obrigado ainda aos amigos que estiveram presentes e nos fizeram sentir numa Festa em Família!
Texto
Raul Gomes
Fotos e vídeos
Silvana Grave
Podem ser livremente utilizadas desde que exibam a marca de água “Rádio Motard FM”
Caso pretendam ver alguma foto eliminada, contactem o email abaixo.