2022-03-04 Reportagem da 28ª Concentração Lobos da Neve 2022

CLICA NA IMAGEM ACIMA PARA VER TODAS AS FOTOS!

28ª Concentração Invernal Lobos da Neve 2022

4 a 6 de Março – Tortosendo, Covilhã

Foi com agrado e grande entusiasmo que aceitei o convite da Organização para estar presente, animar e reportar este Festa Motociclista com 28 anos de tradição.

De há 23 anos a esta parte, penso que só “falhei” um ou dois anos e, após o interregno forçado, iria saber bem regressar. E acreditem que soube mesmo!

Antes de mais, quero dar os parabéns á Organização pela festa em si, mas acima de tudo pela coragem de terem começado a montar este fim de semana numa altura de grande incerteza relativamente á pandemia. Foi um grande risco, mas no final, correu melhor que as expectativas! Neste fim de semana, foram ultrapassadas as 800 inscrições e no total, devem ter passado pelo recinto da Ponte Pedrinha, ali a meia dúzia de passos do rio Zêzere em Tortosendo mais de 1000 Motociclistas. De salientar que estiveram mais de uma centena de Motoclubes / Grupos Motard representados e literalmente de todos os cantos de Portugal.

Senti que – tal como eu – os Motociclistas estavam ansiosos por uma Festa Motociclista e a prova disso foi ver a alegria de muitos no reencontro com os amigos. Havia lagrimas em muitos deles ao trocarem aquele abraço…

O S. Pedro ajudou e tivemos sol mas muito frio. Ainda nevou, mas lá em cima na serra. No entanto, imagino a loucura que seria se nevasse neste espaço da festa.

Do espaço, nada mais a dizer. Enorme e com as condições possíveis para albergar as duas tendas de refeições e concertos, vários feirantes, wc’s que cumpriram bem a sua função e a mega fogueira. Mais acima, o parque de campismo que ofereceu muito boas condições e onde nem a água quente faltou. O único senão do local; o raio do pó…, mas até isso soube bem apanhar, acreditem!

As refeições continuam a ser um dos momentos que exige sempre maior logística e organização e mais um ano, aparentemente, nada falhou. Claro que houve algumas filas, mas nada de mais. Quanto á comida em si, mais uma vez, muito bem feita graças a uma Equipa liderada pelo cozinheiro Luís.

Do filme do fim de semana, na sexta-feira após a simbólica abertura e o acender da enorme fogueira, tivemos o espetáculo de freestyle com o piloto egitaniense Rui M. Santos. Deu bom espetáculo e animou o publico presente no espaço.

Em palco e enquanto se servia a reconfortante essência do lobo, os Rock’n’Riders abriram a noite. Apesar da vocalista Rita estar com um “Herdeiro/a” na barriga, não deixou de fazer aquilo que bem faz; cantar e animar o publico! Só faltaram – compreensivelmente – os pulos em palco. Desejamos desde já as maiores felicidades para o bebé e na sua vida de Mamã.

Seguiram-se os Trotil que comemoram 20 anos de música. Tive oportunidade de os ver com o novo vocalista Filipe Gonçalves pela terceira vez e, desta vez fiquei rendido. Este rapaz tem vindo a melhorar e desta vez, chegou “lá” e convenceu-me! Grande concerto onde não faltou o divertimento e maluqueiras que estes 4 “gajos” tão bem sabem fazer.

Pelo meio alguns shows de strip tease para tentar aquecer a fria noite em que muitos continuavam teimosamente a passar junto á fogueira.

No sábado, muitos aproveitaram para dar um pulo á serra da Estrela onde tinha caído neve e passear-se pela região. Só por curiosidade e daquilo que apurei, esta festa fez mexer – e bem – o comercio local em especial a hotelaria e restauração.

Depois do almoço, e enquanto se preparava a exposição das motas do bike show, tivemos uma pequena apresentação do carro em que a Daniela Ferreira – piloto apoiada pelos Lobos da Neve e pela camara municipal da Covilhã – irá participar no Campeonato de Montanha deste ano. Desde já, a maior sorte para ela! Seguiu-se o primeiro show de freestyle com o Paulo Martinho. Infelizmente, nos primeiros minutos teve uma pequena queda o que acabou por condicionar um pouco o resto do show. Mesmo assim, e apesar de estar com o pé ligado e com dores, o Paulo não deixou de fazer inclusive o show nocturno. Profissionalismo e Paixão não faltam a este piloto!

Seguiu-se uma pequena tertúlia que juntou os Padrinhos desta Festa, Rodrigo Ribeiro e Gracinda Ramos em alguns minutos de inconfidências, divertimento, relatos de viagens e não só. Neste mesmo palco, tivemos uma actuação dos King Size. Podem ser amadores, mas tocaram bem ajudando a passar a tarde.

Depois do jantar, o concorrido passeio das Estrelas pela região e com algumas centenas de motas e o segundo show do Paulo Martinho com muito publico a dar-lhe toda a força.

No palco principal, alguns momentos de animação com este vosso escriba (ainda me sinto arrepiado com a energia de todos os que passaram comigo aqueles momentos) e a entrega dos prémios do bike show. Muita qualidade das motas modificadas presentes e a caminhar para um normal crescimento.

Eis que sobe ao palco David Antunes & The Midnight Band e foi caso para dizer, f#d@-se, que grande show!!! Excelentes músicos, grande entertainer e momentos hilariantes! Fiquei rendido!

A fechar a noite e infelizmente um pouco tarde demais, tocaram os Galegos Calle del Ruido. Foi a terceira vez que os vi ao vivo e assumo que sou admirador do rock pesado com laivos de eletrónica que eles praticam. Gostei, mas gostava que eles tivessem um pouco mais de publico porque mereciam, só que, a hora já ia adiantada e muitos dos presentes foram vencidos pelo cansaço. Mesmo assim, não deixaram de tocar bem e de forma profissional até uma versão “vitaminada” de um tema de Xutos.

No domingo, devido a problemas de saúde do pároco local, não tivemos a habitual cerimónia religiosa, mas foram entregues as lembranças, feitos os sorteios e os devidos agradecimentos. Tempo ainda para conhecermos o Motoclube Aire e Candeeiros que foi apadrinhado pelos Lobos da Neve e se mostrou pela primeira vez.

Resumidamente, foi um fim de semana de tradição, convívio, alegria e, acima de tudo, de liberdade e reencontro ao fim deste tempo todo! Obrigado aos Lobos da Neve por terem arriscado e por nos terem proporcionado estes momentos que queremos repetir noutros pontos do pais ainda este ano e aí em 2023!

Pela minha parte, foi uma honra ter estado presente e ter contribuído humildemente para o sucesso deste fim de semana! Obrigado pelo acolhimento.

Texto e fotos

Raul Gomes / Motard FM 2022

Parcerias

Lusomotos

Publicidade

Partilhar

Facebook
Email
Imprimir

O nosso website utiliza cookies para melhorar a tua experiência