2023-06-10 – Reportagem da 4ª Concentração Moto Livres Clube – Mourão

4ª Concentração Moto Livres Club

8 a 10 de Junho – Mourão, Alentejo

Finalmente tive a honra e o gosto de estar presente nesta festa Alentejana e, claro, conhecer mais a fundo uma bonita região do país que não conhecia ainda.

Um festa simples e sem desmedidas pretensões que não a de agradar aqueles que neste fim de semana de – mais uma vez – “meteorologia bipolar” ali se deslocaram. Não foram muitos é certo, mas, forma os suficientes para tornar o ambiente fantásticamente descontraido e animado. Por exemplo, vi e conheci motociclistas algarvios – e não só – que não conhecia.

Sem me alongar – prometo – muito, digo-vos que só pela região em si, já temos um bom motivo para ir até Mourão. As paisagens, a calma, as gentes afáveis, a gastronomia, os “néctares” e, claro, pela festa do Moto Livres Club (MLC)… a vila, segundo a história, nasceu há mais de 700 anos(!) ainda nos tempos do rei D. Dinis e, não é dificil encontrar casas centenárias para além, obviamente, do castelo de Mourão. A cada esquina das estreitas ruas, tropeçamos em pura história mas, a vila acaba por ter traços de modernidade. Tal deve-se ao facto de ter o mais jovem presidente da câmara do país. O Dr. João Fortes tem conseguido meter Mourão no “mapa” e, a ajudar, o facto de termos ali ás portas o grande lago do Alqueva.

Ora, este agradável espaço serviu também para uma parte da festa do MLC com uma tarde de sábado muito bem passada e que muitos aproveitaram também para dar alguns mergulhos.

O acampamento e balneários agradaram bastante aos presentes, até porque as sombras não faltaram e esteve-se bem naquele espaço.

Mas vamos ao filme. A festa começou animada na quinta feira mas não pude sentir-lhe o pulso porque só cheguei na sexta. Nesse dia, o receio de alguma chuva fez com que a animação com a dupla Family Frost passasse da praia fluvial para o recinto da festa, assim, tivemos três bandas na tarde e noite. Além dos Family Frost que, mesmo sendo uma dupla, tocam pra caraças, tivemos os MCBand com outro grande concerto e a puxar bem pelo público que já compunha o recinto. A fechar a noite, os Karmasutra que também foram uma surpresa e animaram muito bem a malta. Pela noite fora, tivemos DJ.

No sábado, a tarde, como disse, levou-nos até á praia fluvial para ouvir os Family Frost e um grupo de Cante Alentejano feminino. Foi um momento especial com as senhoras do Grupo Coral GranjArte e, a provar que no motociclismo não há barreiras, tivemos um simpático e divertido grupo de ciclistas de Braga que se juntaram á nossa festa naquele bocado de tarde muito bem passado e animado. Acrescento que, para quem queria fazer o caminho até á praia, a edilidade local disponibilizou uma carrinha para transportar todos em segurança e sem necessidade de agarrar nas motas depois dos inevitáveis copos.

Entretanto no recinto, esperava-nos mais um divertido e quente bike wash com a dupla Brutuus Eventos (que também regressaria á noite para shows ainda mais quentes) e dali até ao jantar foi um pulo. Ora, relativamente ás refeições, o MLC optou por não impor nenhum valor de inscrição e deixar as refeições ao critério dos presentes. Cada refeição a 8 euros não foi caro e até se podia repetir sem sermos apelidados de “lambões”. Praticamente todos acharam uma boa opção.

Noite de concertos com os homens do Norte, Made In e mais um enérgico concerto. Estes gajos tocam e animam bem a malta! Ah e desta vez não choveu durante o concerto deles… seguiu-se a entrega de lembranças e os Route N2 que, depois de um inicio meio tímido, terminaram a agradar a todos com as sonoridades de rock mais clássico e muito bem tocado. Gostei! A noite já terminou tarde.

Em resumo, esta foi uma daquelas festas motociclistas que, mesmo não sendo “grande” em quantidade, foi enorme em qualidade e em ambiente vivido. Amigos, partilha, excelente acolhimento, animação saudável e no domingo dava vontade de por lá continuar mais uns dias…

O MLC com a sua humildade, simplicidade, espaço envolvente e apoio da edilidade local, tem uma festa que tem pernas para andar e crescer mais um pouco mas sem ser demais para não estragar este ambiente. Conheçam numa próxima oportunidade e, por falar em conhecer, visitem a agradável e renovada sede do MLC.

Eu quero regressar! Quanto a ti que não conheces, junta-te á festa em 2024.

Muito mais havia para contar mas não quero ser chato, assim, deixo as notas pessoais e finais; Muito obrigado ao amigo Luís Cominho e á Susana pelo convite, carinho e acolhimento (a amizade, essa não se agradece!). Obrigado aos membros do MLC com os quais convivi mais. Obrigado ainda aos amigos que revi e que conheci e também á equipa de som pelas condições. Obrigado ao Jorge e á Sandra pela companhia (ficámos fãs da Adega Velha!). Acreditem ou não, este fim de semana fez-me rejuvenescer um pouco. Termino com a frase do fim de semana “Ó Luís Daniel, mostra o relógio!”

Texto

Raul Gomes / Motard FM

Parcerias

Lusomotos

Publicidade

Partilhar

Facebook
Email
Imprimir

O nosso website utiliza cookies para melhorar a tua experiência