2023-11-11 – Reportagem da 25ª Rota Motard de S. Martinho – Penafiel

25ª Rota Motard de S. Martinho 2023

10 a 12 de Novembro – Penafiel

Há algo de inexplicável nesta festa do Moto Clube Vale do Sousa (MCVS)… sendo uma das últimas festas motociclistas da época, atrai bastantes amigos que, além de viverem aqui um ambiente acolhedor e familiar, beberem bem e comerem ainda melhor, aproveitam para visitar a bonita região e fazerem a obrigatória visita á Feira de S. Martinho e a ainda mais obrigatória prova do vinho!

O MCVS vem juntando a experiência acumulada de 25 anos e consegue sempre agradar e surpreender. Além disso, a relação com a edilidade local é francamente boa e de reciprocidade. Também a experiência, os apoios e o trabalho desenvolvido pelo MCVS faz com que, junto á sua fantástica sede, tenhamos á disposição um acolhedor albergue para motociclistas com vários quartos e todas as condições para quem por ali viaja. Mas voltamos á festa, refeições como sempre saborosas e servidas com simpatia, campismo debaixo de telha, muito boas instalações sanitárias e um pavilhão que se tornou a casa de todos os que, mais um ano, ali foram. Ora este ano, o pavilhão acabou por acolher todas as actividades porque, a chuva não respeitou o Verão de S. Martinho… Muitos – este vosso escriba incluído – fizeram a viagem sempre debaixo dela e, acreditem ou não, a partir de uma certa idade, já começa a custar um bocado a apanhar molhas monumentais como esta do fim de semana. Na verdade e no meu caso, foram duas… uma na ida e outra no regresso mas, mesmo assim, não reduziu a magia deste fim de semana!

Apesar de uma ligeira diminuição nos números, os amigos que gostam verdadeiramente desta festa, não faltaram e vieram de Norte a Sul, Espanha, Inglaterra e Escócia! Ali vemos Grupos e Motoclubes que não vemos habitualmente.

Quanto á festa, na sexta feira e ainda com a casa a meio gaz, tocaram os Rockluso. O que ali ouvimos foram grandes clássicos portugueses dos anos 80 e 90. Foi uma autêntica e bastante agradável viagem á juventude de muitos. Estes rapazes soam-me cada vez melhor. No final da noite, um show diferente do normal strip tease; Um espectaculo de burlesco pelo Grande Cabaret Lisboa. Gostámos de ver.

No sábado de manhã, a chuva deu uma pequena trégua e lá fomos até á feira e ás provas de vinho verde. Durante a tarde, não faltaram as castanhas, os ajuntamentos de amigos e uma pequena animação por um jovem guitarrista e cantor. Depois do jantar, os SecAdegas abriram a noite. E que abertura… já tinha ouvido falar nesta banda mas foi a primeira vez que os vi ao vivo… Primeira e espero seja a primeira de muitas vezes. Estes rapazes da Bobadela tem uma grande energia em palco, tocam muito bem e sabem puxar e interagir com o público. A recompensa foi uma casa cheia a vibrar com um grande concerto em que, até os próprios elementos da banda estavam fascinados e emocionados. A repetir a escuta em breve.

Seguiram-se os Blasted Mechanism com mais um grande e energético show com muitos clássicos (até o contagiante “Karkov” não ficou de fora) que meteu praticamente todos a vibrar e aos pulos dentro daquele pavilhão. … se fosse na rua, imagino como teria sido… Esta banda “dá-se” muito melhor ao ar livre e seria ainda mais espectacular este concerto, garanto!

A noite chegou ao fim mas o convívio continuou madrugada fora. Estava-se positivamente bem ali.

A coragem e a força do MCVS é grande. A união dos elementos da Direcção e organização de todas estas pessoas que ali deram o seu melhor, continua a ser de louvar. Nunca faltou simpatia, cuidado extremo com o bem estar de quem ali esteve e um sorriso ou até um agradável “toma lá uma cerveja”. Esta é uma festa motociclista diferente e onde nos continuamos a sentir em casa! Que assim seja nos próximos anos e que, para o ano, o S. Pedro possa dar um pouco de tempo melhor… Por mim, espero ter saúde e novo convite para regressar a um dos sítios em que considero estar em “Casa”!

Pessoalmente, quero agradecer, em primeiro lugar, á Organização pelo convite e pela hospitalidade no Albergue da sua casa. É uma honra fazer parte desta festa. Depois, agradecer á empresa e equipa da Sel Audiovisuais pelas condições fantásticas para o meu trabalho em palco e pelo profissionalismo e qualidade e, finalmente – mas não menos importante – agradecer ao amigo Beto pelo serviço de “táxi” de sexta-feira a este escriba bastante encharcado.

Parabéns e até 2024!

Texto

Raul Gomes / Motard FM

Parcerias

Lusomotos

Publicidade

Partilhar

Facebook
Email
Imprimir

O nosso website utiliza cookies para melhorar a tua experiência