2024-11-16 – Reportagem da 26ª Rota Motard de S. Martinho – Penafiel

26ª Rota Motard de São Martinho

15 a 17 de Novembro – Penafiel

Ora, eis-nos chegados ao “final de época” de Festas Motociclistas e, claro, esta festa do Moto Clube Vale do Sousa (MCVS) é uma das “paragens obrigatorias” para os amigos antes de arrumarem as suas Motas para o Inverno.

Porque é que esta festa continua a ter o “condão” de reunir os amigos? Só vejo uma resposta possível; Todos somos bem recebidos e o ambiente é do melhor que há por este país fora! A larga experiência deste grupo de amigos tem conseguido melhorar, de ano para ano, esta festa. Se a isso juntarmos a excelente relação institucional do MCVS com o município, temos ouro sobre azul.

Esta é uma das festas onde só vão os amigos que gostam e que não se importam de apanhar alguma chuva ou frio. Curiosamente, a chuva acabou por marcar presença em parte da noite de sexta feira mas, no sábado, foi para outras paragens e ainda bem. Os concertos já puderam ser feitos no exterior e todos ganharam com isso, incluindo as bandas que tiveram um som fantástico e muito público a assistir.

Mas antes de irmos aí, convém reforçar – aquilo que todos os que ali vão ano após ano já sabem – que as refeições foram de luxo e, há que dizê-lo novamente, a Equipa que as serviu sempre teve um sorriso no rosto e simpatia sem fim! E claro, as condições para acampamento (completamente indoor) foram muito boas e nunca faltaram castanhas ao lume e espaços para estarmos com os amigos.

Este ano, a aposta do MCVS foi arriscada… Uma grande banda internacional (Gene Loves Jezebel), uma grande banda nacional e bastante old school (Cabeças de Gado) e duas jovens – mas promissoras e de qualidade – bandas (The Green Bin e Lipstick).

Começo pelas bandas de sexta com algumas curiosidades e coincidências. Tanto os Lipstick como os The Green Bin tem duas “Miúdas” com uma voz excelente, músicos com experiência e que, só não conquistaram o público a 100% porque a chuva veio dar um ar de sua graça… Não fosse isso, teria sido uma noite ainda mais animada. A animação decorria dentro do pavilhão, claro.

No sábado, as obrigatórias “peregrinações” á feira de S. Martinho – a cerca de 1000 metros do espaço da concentração – com as não menos obrigatórias provas do vinho verde e de outras iguarias.

De tarde, tive oportunidade de estar com os elementos dos Gene Loves Jezebel numa pequena conferência de imprensa e meet and greet que aconteceu na sede do MCVS. Eles confessaram-se extremamente satisfeitos pela oportunidade de tocarem numa concentração motard e de conhecerem uma bonita região. Curiosamente, o guitarrista James Stevenson possui cinco motas antigas e é adepto de viagens em duas rodas.

A abrir a noite de concertos, o regresso dos veteranos Cabeças de Gado com o seu puro rock’n’roll / rockabilly. Os jovens podem dizer que aquilo era música de velhos mas, aquilo sabe bem ouvir e melhor sabe ver o regresso aos palcos – e em breve aos discos – desta banda com 35 anos de estrada e muitos temas originais. É caso para dizer “Quero mais!”

Tivemos ainda a entrega dos prémios e a promessa de uma grande surpresa para a 27ª edição da Rota de S. Martinho que vai melhorar ainda mais as condições de quem ali vai ano após ano.

Seguiram-se os Gene Loves Jezebel. Estes senhores britânicos já contam com quase 44 anos de experiência, 13 discos – um deles editado este ano – e uma grande base de fãs que, juntamente com os motociclistas, encheram grande parte do recinto para reviverem temas clássicos. Como se diz, velhos são os trapos e a prova disso foi uma noite de emoções! Uma grande – e arriscada – aposta mas completamente ganha pelo MCVS!

Claro que, em ambas as noites, tivemos os momentos de erotismo para aquecer o resto da noite.

Para resumo, foi um ano de claro sucesso, com milhares de presentes (motards e não-motards), inscrições esgotadas e, acima de tudo, um ambiente familiar maravilhoso e que nos deixa a contar os dias que faltam para regressar em 2025!

Parabéns Moto Clube Vale do Sousa!

Pela minha parte, obrigado á Direcção do MCVS pelo convite e confiança no meu humilde trabalho. Obrigado ainda á equipa profissional da SEL Audiovisuais pelas condições fantásticas para o meu trabalho em palco!

Texto

Raul Gomes

Motard FM 2024

Parcerias

Lusomotos

Publicidade

Partilhar

Facebook
Email
Imprimir