31ª Concentração Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve
28 de Fevereiro a 2 de Março
“Lobos da Neve, quem gosta, vem… quem ama, não falta”
Com esta simples frase já podia encerrar a reportagem deste fim de semana de Festa Motociclista em Tortosendo mas, seria injusto fazê-lo só assim…
Um fim de semana em que o S. Pedro “seleccionou” quem ali veio. Isto porque, tivemos chuva, frio, vento e até neve na serra. O que é certo é que, todos superámos esta “prova” e valeu a pena.
A Equipa dos Lobos da Neve, abunda em experiência e, mais um ano, provou isso mesmo. Se algo correu menos bem, é perfeitamente aceitável. Não esqueçam que é uma concentração motard invernal e ao ar livre a 80%…
O espaço da tenda principal foi aumentado e adicionado um espaço com mesas e bar. A configuração do espaço, quanto a mim, foi a mais prática que vi ali no parque de campismo. Apesar de algum tempo de espera, as refeições até foram servidas sem grandes confusões no antigo restaurante. Tivemos a tradicional essência do Lobo na sexta feira e, pergunto eu, como é possível uns simples biscoitos, cacau e uma sopa de couve e feijão, saberem tão bem ou até melhor que uma refeição num qualquer restaurante “XPTO”… Também tivemos a deliciosa feijoada e o arroz de frango. Mais um ano com a Equipa da cozinha a ser fantástica.
Este ano a fogueira (ou o madeiro, como preferirem) foi mesmo mega e mesmo com a chuva, lá foi aquecendo os mais friorentos. Claro que, dentro da tenda dos espectaculos estava-se melhor e, estranhe-se, houve menos pó que nos outros anos.
E quanto aos espectaculos, tivemos fora da tenda e num espaço enorme e seguro, os três shows de freestyle. O Humberto Ribeiro e o David com um grande show na sexta feira. No sábado, o Paulo Martinho e a equipa do Marco Carvalho FMX Spirit e o jovem espanhol Abraan estiveram em altas (literalmente). Infelizmente, o Marco não actuou devido a problemas de saude mas o jovem Abraan deu um grande show que, só não foi ainda melhor devido ao vento forte. Do Paulo Martinho, já há pouco a dizer 🙂
Dentro da tenda, tivemos, na sexta feira mais um grande concerto dos Pedra & Cal, seguidos do tributo a Heroes del Silencio. A mim agradaram-me porque conheço sobejamente bem as músicas daquela banda mítica mas, muitos dos presentes, acredito, não apreciaram da melhor maneira por desconhecimento das músicas. De qualquer maneira, foi um concertomuito bom. No sábado pela tarde, o palco foi ocupado de forma surpreendente pela banda vencedora do pequeno concurso organizado pelos Lobos da Neve e, mais surpreendente, estes “miudos” (Mountain Crows) formaram a banda quatro meses antes e tocaram ao vivo ali pela primeira vez! Estiveram bem e já com uma boa mostra de temas originais. Á noite, tivemos o regresso da chuva mas ainda deu para se fazer o passeio das estrelas e o show de freestyle. Em palco, os Jackalope Eye que, apesar de bem tocarem uma espécie de rock stoner/espacial/grunge, não convenceram muitos dos presentes.. foi pena. Tivemos também a entrega de prémios do bike show e mais uma grande actuação do David Antunes com os Midnight Band. Energia, alegria, excelentes músicos e muita animação e interação com o público que enchia a enorme tenda. Grande noite! noite que trouxe, tal como na sexta-feira, os shows de strip tease e, na noite de sábado, o DJ DAS que fez mexer bastante os resistentes.
No domingo, uma simples cerimónia religiosa e a entrega de lembranças. Saliento que, neste fim de semana, passaram pelo parque de campismo Ponte Pedrinha, cerca de 150 Motoclubes e Grupos Motard, inclusivamente de Espanha, França, Escócia, entre outros.
Para ficarmos a contar o tempo, fiquem a saber que em 2026, a festa vai regressar nos dias 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março ali ao espaço que já conhecemos e amamos.
E, além de reforçar os parabéns a toda a Equipe, deixo esta simples frase com que abri esta reportagem e que explica muito sobre o que é esta festa invernal;
“Lobos da Neve, quem gosta, vem… quem ama, não falta”
Até para o ano.
Texto
Raul Gomes
Motard FM 2025